O CURSO


O Curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA – campus de Torres foi instituído a partir da Resolução 192/96 do Conselho Universitário e foi implantado no segundo semestre de 1998.
Com 100 vagas anuais, o Curso possui mais de 300 alunos matriculados e 15 docentes, tendo formado 21 profissionais apenas em 2011.  O curso é oferecido no período noturno, com carga horária de 3.876 horas, totalizando 226 créditos, distribuídos em 10 semestres.

MISSÃO DO CURSO

Formar profissionais capacitados para atuar nas distintas escalas de intervenção urbana e arquitetônica com ética, domínio tecnológico, habilidade criativa e capacidade crítica, científica e empreendedora, habilitando o futuro profissional arquiteto e urbanista a pensar e desenhar a cidade, a paisagem e edifícios visando à melhoria da qualidade de vida em sociedade.

OBJETIVO DO CURSO

Proporcionar formação profissional e pessoal voltada a uma dimensão técnica-artística de cunho humanista, cristão e cidadão, que permita ao aluno conciliar teoria e prática na solução dos temas vinculados à arquitetura e urbanismo na sociedade contemporânea com correção e sensibilidade, adequação e coerência ao homem e ao meio.

PERFIL DO PROFISSIONAL EGRESSO

Considerando as competências e habilidades instituídas pelo MEC, ao final do Curso de Arquitetura e Urbanismo divisa-se um egresso com sólida formação de profissional generalista e com aptidão de compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, organização e construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação e o paisagismo, bem como a conservação e valorização do patrimônio construído, a proteção do ambiente natural e a utilização racional dos recursos disponíveis.

MERCADO DE TRABALHO

Do ponto de vista legal, compete ao arquiteto e urbanista o exercício de todas as atividades referentes a edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura paisagística e de interiores, urbanismo, planejamento físico, urbano e regional, e atividades como supervisão, orientação técnica, coordenação, planejamento, projetos, especificações, direção ou execução de obras, ensino, assessoria, consultoria, vistoria, perícia, avaliação, entre outras.

O caráter amplo das atribuições exige da formação profissional, simultaneamente, abrangência e aprofundamento nas matérias relativas, fato indispensável para que o profissional possa assumir as responsabilidades atribuídas. Assim, as diretrizes curriculares do curso qualificam o estudante para o pleno exercício profissional ao proporcionar, ao futuro arquiteto e urbanista, o domínio essencial das matérias necessárias à sua atuação, garantindo habilitação generalista ao mesmo tempo em que forte em conhecimentos especializados, sem perder a noção de conjunto dos problemas da arquitetura e do urbanismo e de suas relações com a sociedade.

Dessa maneira, o egresso alcança suficientes habilidades e competências tanto para a ação como profissional liberal, com demanda variada de edifícios, paisagem, objetos e cidades, como para a atuação ampla em organismos públicos, privados e de cunho filantrópico, onde seja chamado a colaborar na coordenação e própria execução técnico-artística dos serviços.