19 junho 2017

VIAGEM DE ESTUDOS 2017/1 - MUSEU DO PÃO E SERRA GAÚCHA: UMA IMERSÃO NA CULTURA DA COLONIZAÇÃO ITALIANA

Entre os dias 13 e 14 de junho de 2017, o curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Torres promoveu a edição semestral de seu Projeto de Extensão “Viagem de Estudos”, cujo destino foi o Museu do Pão e a Serra Gaúcha. Este importante projeto tem como principal objetivo a aquisição de repertório arquitetônico, paisagístico e urbanístico por parte dos estudantes, através da imersão no espaço e na cultura das regiões visitadas.









A viagem foi organizada pela Coordenadora do curso Thaís Menna Barreto, juntamente com os professores Marta Volkmer, Efreu Quintana, Renata Matos, Bianca Breyer Cardoso e Enilton Braga, que infelizmente não pode acompanhar o grupo, composto por 34 estudantes, aos quais se somaram também os professores Ana Lilian Brock, Graziella Radavelli e Leonardo Garateguy. O roteiro teve como temática a colonização italiana no Rio Grande do Sul, dada sua grande importância arquitetônica, histórica e cultural, com foco no patrimônio preservado e nas intervenções contemporâneas ligadas, especialmente, à indústria local. 


Antes de iniciar o roteiro, ainda no Campus de Torres, todos os participantes ganharam um “Travel Journal”, espécie de guia de viagem, elaborado artesanalmente pelos professores Enilton Braga e Renata Matos. O guia trazia os principais pontos do roteiro, ilustrados por colagens irreverentes, e oportunizava espaço para elaboração de croquis de viagem pelos estudantes.   


O ponto de partida foi a rota dos Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves, que concentra o maior acervo arquitetônico da imigração italiana em meio rural do país. A primeira parada foi a Cantina Strapazzon, que abriga uma casa construída por volta de 1880, toda em pedra irregular, pelo imigrante Giovanni Strapazzon. A casa, que preserva suas características originais, foi cenário do filme "O Quatrilho". Na propriedade, o grupo foi recebido com um piquenique para degustação dos produtos coloniais produzidos pela família, como pão, queijo, salame e suco de uva. Através da narrativa emocionada do proprietário Vilson Strapazzon, o grupo conheceu um pouco da história da família. Além de contar sua história, Vilson comentou sobre o início da rota dos Caminhos de Pedra e da importância dos arquitetos no processo de conscientização das famílias. Em sua fala, destacou a atuação do Professor Albano Volkmer, genitor da Prof. Marta, que foi incansável em defender o patrimônio da região e apresentá-lo a diversos estudantes, além de estimular a valorização por parte dos proprietários.



Ainda na Cantina Strapazzon, a turma assistiu à palestra do Arq. Fernando Oltramari, técnico responsável pela implementação da segunda fase do projeto Caminhos de Pedra, que objetiva consolidar o turismo rural na região através da conservação do patrimônio material e imaterial. Após apresentar o projeto e todos os pontos edificados da rota turística, o arquiteto conduziu os estudantes à visita técnica à Casa Merlin, que está em fase de restauro para se transformar em Casa da Memória e sede da Associação Caminhos de Pedra. A visita à obra proporcionou aos estudantes contato com técnicas de restauro, conservação e consolidação de patrimônio arquitetônico.






Por fim, o grupo conheceu o Restaurante Del Pomodoro, galpão em estilo rústico que replica os galpões erguidos pelos imigrantes e conta a história da Família Menoncin. Lá desfrutou de almoço com a típica comida italiana, com pratos à base de tomate.
À tarde, foi realizada visita técnica à Bortolini Móveis, localizada em Garibaldi, cujo premiado projeto de linhas contemporâneas foi desenvolvido pelo Prof. Efreu Quintana em parceria com o escritório 4D-Arquitetura, em 2009. A visita foi conduzida pelo gerente de marketing Fábio Bortolini e percorreu todas as instalações do conjunto, incluindo showroom, áreas administrativas e a linha de produção. O percurso pelo pavilhão industrial permitiu que os estudantes visualizassem o processo de produção dos móveis e a gestão dos fluxos entre setores, além de analisarem as soluções técnico-construtivas e de conforto ambiental, ilustradas pela zenitais que garantem iluminação natural durante praticamente todo o expediente, o sistema de ventilação natural com fachada ventilada e a estrutura metálica pré-moldada, que dá flexibilidade ao conjunto.
O roteiro do primeiro dia foi coroado pela visita guiada à Vinícola Casa Valduga, onde o grupo teve contato com mais um segmento importantíssimo do polo industrial da Serra Gaúcha, ao conhecer todo processo de elaboração de vinhos e espumantes e a alta tecnologia empregada. Para finalizar, foi realizado jantar na antiga cave das pipas de grappia onde a Família Valduga iniciou a elaboração e produção de vinhos, com menu típico italiano e produtos artesanais.
Iniciando as atividades do segundo dia, o grupo se deslocou até a pequena cidade de Santa Tereza, situada às margens do rio Taquari.  Seu núcleo urbano é patrimônio tombado pelo IPHAN e possui um conjunto de 25 casas de madeira e alvenaria, construídas entre os séculos XIX e XX. No local, foram gentilmente recebidos pelo chefe de gabinete Cassiano Bortolini Bochi, que percorreu as ruas do núcleo urbano e apresentou ao grupo a sede tombada da Prefeitura Municipal, antiga casa da Família Stringhini que foi importante polo comercial da região. A Prefeitura fica situada ao lado da Casa da Família Miele, que passou por recente processo de restauro, conduzido pela Arq. Renata Tosi.

Além das edificações tombadas, o grupo pode conhecer o projeto paisagístico da orla do Rio Taquari, que foi objeto do “Concurso Público Nacional para a Valorização da Paisagem Urbana de Santa Tereza”, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil-RS (IAB-RS) em 2004. De autoria do Arq. Gabriel Grandó, o projeto tira partido da topografia e propõe um desenho silencioso ao criar platôs e mirantes de onde se pode admirar a exuberante paisagem natural.




No trajeto até a cidade de Ilópolis, que abriga o Museu do Pão, o grupo visualizou o conjunto arquitetônico da Ponte Rodo-Ferroviária Brochado da Rocha, sobre o Rio Taquari, concluído no final da década de 70. À tarde, foi realizada visita guiada pelo Arq. Ismael Rosset ao ícone da arquitetura contemporânea de Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, da Brasil Arquitetura, que restaura e converte o tradicional Moinho Colognese em Museu do Pão. Além de conhecer as peculiaridades do premiado projeto de intervenção em patrimônio histórico, o grupo assistiu ao vídeo institucional que narra a história do pão e o processo de criação do Caminho dos Moinhos, que conta com outros objetos arquitetônicos em processo de recuperação.








Já no final da tarde, o grupo se deslocou até a cidade de Lajeado, para conhecer as novas instalações do Colégio Evangélico Alberto Torres – CEAT, cujo projeto já havia sido apresentado em palestra ministrada no Campus Torres pelo Arq. Bruno Giugliani, autor juntamente com as arquitetas Karen Bammann, Cíntia Etges e Marina Frigeri. A visita guiada foi conduzida pelo Diretor da instituição Rodrigo Ulrich e pela secretária Mariane Schmitz e percorreu o conjunto arquitetônico composto pelo Teatro, com capacidade para 500 pessoas e instalações cênicas para realização de espetáculos de grande porte, além das salas de aula, laboratórios e biblioteca, perfazendo mais de 13.000m².








Coroando o roteiro arquitetônico e gastronômico da viagem de estudos, foi realizado jantar no tradicional Tombado Lanches, cujo projeto de interiores e identidade visual também havia sido apresentado no Campus de Torres por ocasião das palestras realizadas pela Maena Arquitetura e Design, ministradas pela Arq. Michele Raimann. 
Mais uma vez, a Viagem de Estudos permitiu a imersão dos estudantes na cultural local, compreendendo não só as peculiaridades arquitetônicas e urbanísticas da região, mas também a tradição produtiva e gastronômica. Além disso, a viagem proporcionou a interação entre estudantes e professores fora do ambiente da sala de aula, além de estimular a vivência prática da profissão através das visitas técnicas a obras em andamento ou a projetos premiados em nível nacional.

Fica aqui o agradecimento a todos os envolvidos, desde os professores que se envolveram na organização prévia, aqueles que se uniram aos viajantes, passando pelos próprios estudantes que embarcaram na proposta de usufruir desta imersão arquitetônica e cultural, imprescindível à formação como arquitetos e urbanistas.

Um agradecimento especial aos responsáveis pelas visitas, que nos receberam de forma tão generosa e acolhedora: Sr. Vilson Strapazzon e Arq. Fernando Oltramari, nos Caminhos de Pedra; Sr. Fábio Bortolini; o jovem Cassiano Bochi, em Santa Tereza; o Arq. Ismael Rosset responsável pelo Museu do Pão; e à gentil equipe do CEAT na figura de seu diretor Rodrigo Ulrich e da secretária Mariane Schmitz.   

Como as viagens de estudo são uma tradição em nosso curso, a Coordenação já prepara o roteiro da próxima viagem, a ser realizada no segundo semestre de 2017, cujo destino será Buenos Aires!