14 dezembro 2016

ULBRA TORRES PARTICIPA DA 1ª SEMANA DA ARQUITETURA DE ARROIO DO SAL ORGANIZADA POR ARQUITETOS EGRESSOS

Atendendo ao convite dos organizadores da 1ª Semana da Arquitetura de Arroio do Sal, a Coordenadora Thaís Menna Barreto ministrou, na última sexta 9 de dezembro, a palestra de abertura do evento, acompanhada pelos professores Arq. Efreu Quintana e Arq. João Batista Martin. Idealizado por um grupo de arquitetos e urbanistas da região, incluindo egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Torres, o evento teve por objetivo debater, avaliar cenários e impulsionar a arquitetura e, por consequência, a construção civil à beira mar.


A palestra de abertura propôs uma reflexão sobre a importância do arquiteto e urbanista na sociedade contemporânea, analisando o panorama do exercício profissional no Brasil. Os professores da ULBRA Torres também representavam duas importantes entidades de classe, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo CAU/RS, responsável pela regulamentação profissional, e o Instituto de Arquitetos do Brasil IAB/RS, associação de defesa da profissão. Ao abordar a valorização profissional, focalizaram na necessidade de uma formação ética e comprometida com a qualidade da paisagem urbana, cerne da missão do curso.



A Coordenação parabeniza os organizadores do evento Leandro Machado dos Santos, Tiago Chiesa, Stefan Germann, Rafael Valim, Juarez Fernandes, Camila Tamara Kunst, Clarice Fensterseifer e Vinicius Mateus Vargas, agradecendo-os pelo convite. Eventos desta natureza são primordiais no processo de valorização da profissão. É uma satisfação ver nossos colegas egressos engajados neste processo, de forma empreendedora e reflexiva. A Universidade vê com bons olhos tais iniciativas e torce para que esta seja apenas a primeira de muitas edições da Semana de Arquitetura de Arroio do Sal.